Filmes
CONVIDADOS
O FAZEDOR DE MIRANTES
DIREÇÃO
Betânia Victor e Lucas Franzoni
DURAÇÃO
19 min.
SINOPSE
A exploração do garimpo de cristal na década de quarenta deu origem a São Jorge, em Goiás. Com a criação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros nos anos 1960, o garimpo foi proibido, e o ecoturismo se tornou a principal atividade econômica da região. O fotógrafo João Fernandes testemunhou e registrou essa transformação, dedicando-se a tornar os atrativos naturais do cerrado mais acessíveis por meio da construção de mirantes.
MEU GRANDE AMOR
DIREÇÃO
Pôli Môräes
DURAÇÃO
3 min.
SINOPSE
O videoclipe “Meu Grande Amor” trata da maternidade solo e das dificuldades enfrentadas pelas mães ao longo desse processo, como cobranças sociais, exclusão e subestimação, além da conexão entre a mãe e seu filho. Uma reflexão acerca das jovens que se tornaram mães na adolescência e tiveram que lidar com os julgamentos alheios e escolhas difíceis.
DE LÁ PRA CÁ DAQUI PRA LÁ
DIREÇÃO
Mateus Rosaz
DURAÇÃO
3 min.
SINOPSE
O filme narra a busca pelas conexões entre biomas e paisagens através de uma narrativa subjetiva que, por vezes, o caminho nos leva do passado ao futuro, trazendo algum sentido pro presente. Esse filme foi realizado em bitola super 8mm.
PONTÃO DE CULTURA INDÍGENA
DIREÇÃO
JP Tupinambá, Ester de Maria, Ana Ferrareze e Marjorie Yamaguti
DURAÇÃO
17 min.
SINOPSE
O curta mostra o histórico de realização do Pontão de Culturas Indígenas entre 2024 e 2025, com ações de formação, articulação, mapeamento, pesquisa e diagnóstico de Pontos de Cultura indígenas de todas as regiões e estados do Brasil. Uma ação da sociedade civil organizada em parceria com o Ministério da Cultura que promove e fortalece as culturas dos povos indígenas do Brasil, por meio da Política Nacional de Cultura Viva.
SESSÃO INFANTIL
THIAGO E ÍSIS E OS BIOMAS DO BRASIL - CERRADO
DIREÇÃO
João Amorim
DURAÇÃO
34 min.
SINOPSE
No Cerrado, acompanham a reintrodução de Pequi, uma lobinha-guará, descobrindo a relação entre os lobos, os cupins e a Lobeira. Combinando fantoches, animação, clipes musicais e linguagem documental, o filme transforma o aprendizado sobre biodiversidade em uma experiência lúdica e envolvente.
ENCANTOS PARA OMO E OYÁ
DIREÇÃO
Antonio Balbino
DURAÇÃO
15 min.
SINOPSE
Um final de semana num local sagrado onde Bia, Janaína, Humberto e Iyá têm um “encontro encantado” com a ancestralidade e assim esta família em formação estreita docemente seus laços afetivos.
MOSTRA PRINCIPAL
TINGUI
DIREÇÃO
Nalu Mendes e Natália Vitral
DURAÇÃO
24 min.
SINOPSE
"Tingui" é um documentário que nos leva ao coração da comunidade quilombola do Moinho, onde a mestra Dona Flor compartilhou ao longo de sua vida sua sabedoria ancestral sobre as plantas medicinais. Desde a infância, Dona Flor possui uma profunda conexão com a natureza. Conhecedora dos mistérios das ervas, foi uma renomada raizeira e parteira da região da Chapada dos Veadeiros. O curta-metragem não é somente uma aula sobre a feitura do tradicional sabão de Tingui, mas uma homenagem à vida de Dona Flor e sua contribuição inestimável para a sua comunidade.
DE LÁ PRA CÁ DAQUI PRA LÁ
DIREÇÃO
Mateus Rosaz
DURAÇÃO
3 min.
SINOPSE
O filme narra a busca pelas conexões entre biomas e paisagens através de uma narrativa subjetiva que, por vezes, o caminho nos leva do passado ao futuro, trazendo algum sentido pro presente. Esse filme foi realizado em bitola super 8mm.
ENTRE AS CINZAS
DIREÇÃO
Daniel Calil e Renato Ogata
DURAÇÃO
23 min.
SINOPSE
No Brasil, os incêndios florestais criminosos são a principal causa do desmatamento e se tornam arma para os grileiros. Alex Gomes, líder de uma Brigada Voluntária, combate incêndios exaustivos e perigosos na tentativa de salvar sua comunidade e o meio ambiente.
CURSO DE FARINHA DE MANDIOCA DA DONA CONCEIÇÃO COM AS CRIANÇAS DO MOINHO
DIREÇÃO
Renata Ferreira Franco
DURAÇÃO
10 min.
SINOPSE
Neste documentário mergulhamos no saber tradicional de Dona Conceição, mestra do saber quilombola do Povoado do Moinho, que ensinou as crianças da comunidade o passo a passo da produção artesanal da farinha de mandioca. Da colheita à torra, cada gesto carrega história, resistência e o afeto de quem mantém viva essa herança.
CORRE CUTIA
DIREÇÃO
Paulo Vianna
DURAÇÃO
21 min.
SINOPSE
Através do Cinema de Arte e Ficção, Corre Cutia apresenta a jornada do anti-herói, Enganado, um caçador que está em busca de um dos animais símbolo da Chapada dos Veadeiros. O clímax dessa história acontece quando ele se vê envolto em meio a uma ciranda de seres encantados da savana brasileira, o Cerrado.
O MOINHO É MEU MUNDO
DIREÇÃO
Marinho Mc
DURAÇÃO
5 min.
SINOPSE
O Moinho é Meu Mundo retrata uma vivência no Povoado Quilombola do Moinho localizado na Chapada dos Veadeiros, território ancestral e rico, o videoclipe trás figuras importantes da comunidade e trás protagonismo pra cultura tradicional e os povos originários.
TEMPO DE FOLIA
DIREÇÃO
Nalu Mendes e Natália Vitral
DURAÇÃO
20 min.
SINOPSE
Tempo de Folia é um curta-metragem documentário que retrata um pouco da história e cultura das Folias na Vila de São Jorge e região, reforçando a importância da tradição e da cultura popular brasileira, mostrando como esses eventos podem unir comunidades através dos festejos e da fé.
O CASULO
DIREÇÃO
Biophillick + Gustavo Floering
DURAÇÃO
8 min.
SINOPSE
BIO, um Indígena LGBTQIA+ (queer) busca refúgio na mata após ser vítima de violência. Em comunhão com a natureza, inicia um ritual de cura e renascimento, costurando ao redor de si uma roupagem orgânica; um casulo vivo. Ali, em silêncio e transformação, prepara-se para emergir como um ser místico alado.
MEADA COR KALUNGA
DIREÇÃO
Marta Kalunga, Alcileia Torres, Analu Reis de Sá
DURAÇÃO
23 min.
SINOPSE
As cumades Marta Kalunga e Dirani Kalunga, preparam as meadas e o tingimento com pigmentos naturais no quilombo Vão de Almas de Goiás, enquanto tecem memórias e trocam conhecimentos ancestrais.
O CAMINHO DO CERRADO
DIREÇÃO
Melissa Maurer
DURAÇÃO
4 min.
SINOPSE
O Caminho do Cerrado [2016]: Projeto autoral da fotógrafa Melissa Maurer é um convite à reflexão e um grito de alerta sobre o cenário atual do bioma. A estrada que liga Brasília - capital do Brasil ao Patrimônio Natural da Humanidade (UNESCO) – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, está virando um deserto verde, pela ação crescente e agressiva do agronegócio. O projeto fotográfico possui cunho artístico e ao mesmo tempo um olhar criterioso sobre a relação do Ser Humano com a Natureza.
SÃO JORGE
DIREÇÃO
Lívia Barros
DURAÇÃO
18 min.
SINOPSE
Membros da comunidade de São Jorge contam suas histórias e sua relação com o turismo. Um documentário promovido pela UnB com liderança do Centro de Excelência em Turismo e supervisionado pela Professora Lívia Barros. Emocionante até para quem não está na comunidade.
